Dia De Se Cuidar: Prefeitura de Taquaritinga (SP) promove campanhas de saúde neste sábado

O Dia “D” da campanha de vacinação contra a Influenza em Taquaritinga (SP) será realizado neste sábado, dia 4 de Maio, das 8h às 17h, nas oito Unidades Básicas de Saúde do município e na Unidade Móvel, que estará na Praça Dr. Waldemar D’Ambrósio.

A imunização segue até 31 de maio nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros: Jardim Buscardi, Vale do Sol e Jardim São Sebastião, das 7h às 16h. A meta é vacinar 90% do público-alvo da campanha.

A mobilização contra a Influenza é destinada às crianças de seis meses a 6 anos incompletos, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente e se encontram em período de pós-parto), idosos, profissionais de saúde, pacientes com comorbidades, indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores ensino básico e superior.

Neste período, é recomendada também a atualização da Caderneta de Vacinação da criança, da gestante e da puérpera que não compareceram no período inicial da campanha.

Quem precisa se vacinar contra a Influenza?

  • Crianças com idade entre seis meses de vida e 6 anos incompletos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias): todas as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina influenza sazonal em 2018, devem receber apenas uma dose em 2019. Para as crianças de seis meses a menores de 9 anos de idade que serão vacinadas pela primeira vez, a aplicação deve ser feita em duas doses, de modo que a segunda dose deve ser agendada para 30 dias após a primeira.
  • Gestantes e puérperas: Mulheres grávidas em qualquer idade gestacional devem tomar a vacina. Mulheres que dera a luz recentemente, no período de até 45 dias após o parto, também devem se imunizar. Esse grupo deve apresentar um documento que comprove a gestação, como certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou um documento do hospital onde ocorreu o parto.
  • Trabalhador da área de saúde:Todos os funcionários da área da saúde dos serviços públicos e privados fazem parte do público alvo da campanha.

No mesmo dia, a Coordenadoria Odontológica do município promoverá o Dia “D” de Prevenção ao Câncer Bucal. A ação será realizada das 8h às 17h, nas UBS e na unidade móvel a ser instalada na Praça Dr. Waldemar D’Ambrósio (Centenário), em uma ação conjunta com a campanha de vacinação contra a gripe.

De acordo com coordenador Fabrício Gibertoni a avalição será feita em pessoas de todas as idades, em especial aquelas que percebem um incômodo ou dor com as próteses fixas ou móveis, e pessoas que tenham um machucado na boca que não cicatriza há mais de 15 dias.

“Muitas vezes é uma prótese mal adaptada que está fazendo uma lesão na boca e que pode vir a desenvolver um câncer. Nesses casos, nós fazemos a remoção da lesão e providenciamos a troca da prótese”, explica o diretor do Departamento odontológico, Fabrício Gibertoni.  

“Temos diagnosticado alguns casos, não só em pacientes que usam próteses, mas até em jovens e o tratamento é muito rápido, num prazo de aproximadamente 20 dias o paciente já está sendo encaminhado para o tratamento”, disse.

Slider

Deixe uma resposta