Campanha “Fique Sabendo” intensifica os trabalhos a partir desta segunda-feira

O “Fique Sabendo” é uma mobilização de incentivo ao teste de AIDS, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se realizar o exame e se diminuir o preconceito em relação ao HIV/AIDS.

 

“Vale ressaltar que o diagnóstico precoce contribuiu para que o portador do vírus tenha uma vida sadia, tomando os medicamentos indicados e, também, ajuda muito para a redução da transmissão”, explica a secretária Municipal da Saúde, Ângela Milhossi Martins.

 

Além do teste para HIV, a campanha oferece também o teste para sífilis, em razão do aumento de casos notificados da doença. As metas são as pessoas sexualmente ativas, principalmente as que nunca realizaram o teste de HIV e Sífilis, acessar e sensibilizar as pessoas mais vulneráveis ao HIV, acompanhar os casos positivos até que cheguem à Unidade de Referência para tratamento. O teste é gratuito e sigiloso – e indolor, uma picadinha no dedo, como se fosse o teste de diabetes.

 

A campanha faz parte do Dezembro Vermelho e acontecerá de 03 a 07 de dezembro, em toda a rede pública de saúde: nas UBSs, sendo que na UBS Akio Nakashima e na USF Névio Ozzetti, os horários são estendidos até às 21h, e na UPA, das 17h às 21h.

 

No dia 1.º de dezembro, considerado o Dia Mundial contra a Aids, às 9h, houve uma caminhada, a partir do Posto Cotai, que percorreu a rua Prudente de Moraes até a praça Dr. Waldemar D’Ambrósio,com o intuito de sensibilizar a população para a campanha.Neste mesmo dia, também houve plantão para testagem até às 16h.

 

Informações: Luis José Bassoli / Assessor de Imprensa da Prefeitura Municipal de Taquaritinga (SP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *