DESTAQUEEducação

Alunos da rede pública de Taquaritinga terão aulas de empreendedorismo

Alunos, do 1º ao 5º ano, das escolas municipais de Taquaritinga terão aulas de empreendedorismo a partir do segundo semestre de 2018. Os professores da rede pública já estão sendo capacitados para passar todo conteúdo das apostilas do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), oferecido pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Taquaritinga.

 

Cerca de 150 professores estão fazendo o curso de preparação. Eles passaram pelo estudo teórico, através de aulas virtuais, e estão realizando atividades práticas na sede da Secretaria de Educação do município. As aulas, tanto teórica e prática, são todas ministradas por Aurélio Saraiva Guimarães, instrutor do Sebrae.

 

De acordo com Guimarães, é de fundamental importância os professores viverem a organização de uma empresa e a produção dos produtos da fictícia empresa. “Com estas aulas e atividades, o professor vai saber como passar a informação para os alunos, o tempo de cada atividade em sala de aula e os materiais que deve usar”, disse o instrutor.

 

Segundo Guimarães, Taquaritinga é pouco inovadora e este ensinamento para as crianças pode, ao longo prazo, mudar essa cultura local. “Muitas destas crianças não vão ter emprego, mas elas podem criar seu próprio negócio e ser competitivo no mercado de trabalho”, observou o instrutor.

 

No 1º ano do Ensino Fundamental, a apostila tem o tema ‘O mundo das ervas aromáticas’. No 2º ano, ‘Temperos naturais’. No ano seguinte, ‘Oficina de brinquedos ecológicos’. No 4º ano, ‘Locadora de produtos’. E no último ano, ‘Sabores de cores’.

 

Taquaritinga é mais um município que entra no grupo de cidades pertencente ao JEPP. Pela Sebrae nacional, são mais de 700 municípios. Já o Sebrae de Araraquara, na qual Taquaritinga pertence, são quatro cidades.

 

JEPP para o aluno

 

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

 

A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

 

O curso para esta etapa da Educação Básica é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

 

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:
Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;
Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

 

Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

 

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

 

Foto: professores no curso preparatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *