“Acho que o “9 de Julho” não perdeu essa característica de formar alunos críticos e ativos na sociedade”, diz Genésio de Barros na “II Culminância das Disciplinas Eletivas”

Aconteceu, na manhã de sexta-feira (6 de Dezembro), a “II Culminância das Disciplinas Eletivas” da Escola Estadual – 9 de Julho, localizada no Jardim Contendas, em Taquaritinga (SP). O encontro faz parte do calendário que a instituição está desenvolvendo desde o início do ano, após o Programa de Ensino Integral (PEI) ser implantado na escola. Os trabalhos foram feitos durante o segundo semestre pelos alunos do Ensino Médio e que descobriram ou aprimoraram suas habilidades profissionais em uma das doze áreas que foram disponibilizadas para escolha.

O artista taquaritinguense  e ex-aluno da respectiva escola, Genésio de Barros (69 anos) foi convidado para conversar com o público que esteve presente e proporcionou uma reflexão sobre identidade, educação e concretização de sonhos. Em entrevista ao Jornal Tribuna, ele se demonstrou entusiasmado com o futuro dos alunos. “É claro que a escola de hoje não é mais a mesma que eu me formei, mas ainda consigo perceber um forte traço de – nos estudantes que fazem parte da instituição. Acho que “9 de Julho” não perdeu essa característica de formar alunos críticos e ativos na sociedade”, relatou.

Genésio rememorou o período em que foi estudante da escola pública e dedicou a descoberta de sua afinidade com a arte à sua professora de Português, que também acompanhava suas palavras da plateia.

Ao finalizar, o ator recebeu o carinho dos alunos e organizadores e, ainda, pôde conferir uma ilustração feita na parede do palco pelos próprios alunos.

Genésio também contou à jornalista que o entrevistou que pretende trazer um espetáculo para a cidade. “Taquaritinga ainda está caminhando no sentido cultural; não temos um teatro ou uma sala em que podemos fazer apresentações de arte. Pretendo fazer uma apresentação no município, mas ainda estamos resolvendo como iremos conseguir realizar esse meu desejo”, finaliza.

Sala de Comunicação: O Jornalismo estava entre as opções de áreas profissionais que os alunos tinham à disposição para escolha e o projeto foi brilhantemente desenvolvido. Estudantes engajados e caprichosos conseguiram executar amostras de alguns segmentos que a profissão possibilita. Confira algumas fotos:

Os estudantes do 2° Ano, que participaram da produção do telejornal “9 News”, Pablo Enrico Santos e Jéssica Carolina Sabina. Os alunos Malkon Domingues, Tais Amaral, Anderson Henrique, Daniel Costa, Beatriz Cabral, Lucas Gabriel, Denis Tobias e Guilherme Silva também auxiliaram no desenvolvimento da produção
Telejornal “9 News”, desenvolvido pelos alunos durante o segundo semestre deste ano

Alunos do 3° Ano do Ensino Médio Integrado: Gustavo Fávaro, Luan Mangelo, Gabriel Vieira, Leonardo Priano e Mateus Henrique

Anderson Valeretto (2° Ano), Isabela Barbosa dos Santos (1° Ano), Daniel Menezes Costa (2° Ano), Samuel Simplício (2° Ano) e Guilherme Santiago (2° Ano) com as professoras Ana Paulo Romano (Língua Portuguesa) e Rosineide Ribeiro Porto (Sociologia/Filosofia)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *